top of page

A DESINCOOP é uma cooperativa prestadora de serviços, sedeada em Guimarães, formalmente criada em 2005, com 5 cooperadores, com o objetivo de criar oportunidades de emprego para as pessoas em risco de exclusão social devido à sua origem étnica, idade, género e/ou incapacidade. Aquando da sua criação, a média de idades dos seus cooperadores rondava os 45 anos, atualmente conta com 11 cooperadores e a média das suas idades não ultrapassa os 30 anos.

 

A sua missão consiste na prestação de serviços nas áreas do desenvolvimento económico, social, e cultural através de iniciativas e soluções inovadoras que atendam às necessidades dos seus públicos-alvo, do seu território e dos seus cooperadores e colaboradores, criando uma cultura imbuída dos princípios cooperativos, de um comportamento ético e cívico de defesa do desenvolvimento sustentável.

 

A DESINCOOP é um espaço multidisciplinar, os seus cooperadores e colaboradores têm formação em diferentes áreas do saber. A cooperativa tem tido uma relação privilegiada com a Universidade do Minho e com a Universidade de Trás-os Montes e Alto Douro, em que alguns dos seus docentes colaboram com regularidade nos eventos científicos que a DESINCOOP tem vindo a organizar, no âmbito da sua participação em diferentes projetos financiados por fundos europeus que passamos a destacar.

 

Nos dois primeiros anos de atividade desenvolveu dois estudos sobre o sector da Economia Social, financiados pelo POEFDS - COMPETES e SEND IN FORCE TOO. Este último foi desenvolvido a nível europeu sendo objeto da uma visita a Guimarães de uma delegação de 92 estrangeiros e deu origem à realização de dois Seminários Europeus, um em Guimarães e o último em Bruxelas, no Parlamento Europeu.

 

 “T-PICAL” – 1/08/2008 a 31/06/2010

Financiado pelo Programa GRUNDTVIG, este projeto envolveu 77 profissionais que participaram nos Seminários de cada país parceiro, melhorando as suas competências profissionais, a fim de ajudar os formandos adultos a desenvolver as suas competências interculturais, sociais e profissionais.

“STEP-INSER” – 1/10/2008 a 30/10/2010

Financiado pelo Programa LEONARDO DA VINCI pretendia, essencialmente, formar formadores e conselheiros socioprofissionais dos 5 países parceiros e melhorar as suas competências. Foi criada uma plataforma onde foram inseridos mais de 1092 recursos, em 4 línguas - Português, Francês, Inglês e Búlgaro. No total o projeto incluiu 88 formadores, 274 utilizadores ativos da plataforma e 630 participantes. A disseminação da plataforma e newsletters do projeto, foi feita a mais de 3.500 endereços entre os quais formadores e profissionais de integração social, dos 5 países parceiros.

Avenida Conde Margaride

nº 106  -  1º

4810 - 537 Guimarães

Tel: + 351 253 534 174

Fax: + 351 253 417 085

bottom of page